MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

quinta-feira, setembro 30, 2010

O Renasem 2011 promete!!!

"Sereis Minhas Testemunhas"

Mais uma vez, elevaremos o nosso clamor ao Senhor, suplicando o seu Espirito e conduzidos por Ele testemunharemos seu amor e sua vontade.

Uma das novidades do nosso retiro é que faremos no penúltimo dia de encontro uma experiência de missão, sendo verdadeiras testemunhas ao descermos do monte.

As pregações terão conteúdos querigmáticos e formativos, onde a temática da missão ocupará seu lugar de excelência nas reflexões, visando atender às reias necessidades do nosso coração e da Igreja do Brasil.


Presenças:

Dom Alberto Taveira ( Arcebispo de Belém do Pará)
Inaldo Alexandre- (Fundador da Com. Doce Mãe de Deus)
Padre Paulo Ricardo - (Reitor do Seminário de Cuiabá)
Padre Dudu - (Diocese de Niterói)
Padre Gilson - (Arquidiocese de Belo Horizonte)
E outros Bispos...


O nosso Renasem será no Clube Divino Paraíso, é tudo de bom... vale a pena conferir o site:
www.divinoparaiso.com.br


Lembre-se: de 10 a 14 de Janeiro de 2011


Até Lá!!!

Só para Recordar...

Na Alegria do Espírito...

Renasem SUL


Renasem Salvador

Alguém faça alguma coisa...



Vote com consciência!
E com consciência CRISTÃ






quarta-feira, setembro 29, 2010

Nascer pela Semente da Palavra




Por Paulo Roberto Reis
Propedêutico 2010
Salvador - BA

É necessário refletir a cerca do poder que a Palavra de Deus exerce na vida da pessoa que deseja experimentar a docilidade e os apelos que o próprio Senhor faz ao nosso coração. Não se trata apenas de reconhecer a importância das Escrituras, mas permitir que sob a ação do Espírito Santo tenhamos uma experiência pessoal com Deus.
Vale à pena ressaltar a leitura orante da Bíblia (Léctio Divina), que é um constante exercício espiritual e que exige uma atitude de zelo. Assim, pois, “nasceste de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra de Deus, viva e permanente” (1Pd 1, 23).
O “nascer” mediante a Palavra plasma uma autenticidade o chamado que Jesus nos faz, por isso, São Paulo diz aos colossenses “que a Palavra de Cristo habite em vós com abundância”.
De fato, todo cristão deve ser repleto da Palavra, que é uma semente lançada no terreno do coração de cada individuo, provocando questionamentos em relação a sua verdadeira essência.
A falta de conhecimento das Escrituras Sagradas leva o cristão a uma fé deísta. Contudo, a linguagem de Jesus é performativa por excelência, o que Ele faz se realiza em nós.
Fazer a experiência de pentecostes nos dias atuais é justamente se dobrar com humildade na escuta da Palavra de Deus, assim como Maria, a Senhora da Palavra Eterna.

quinta-feira, setembro 02, 2010

O Ministério Renasem de Bonfim, ganha novo COORDENADOR!!!

O Seminarista Luan Saldanha,estudante do primeiro ano de filosofia, é o mais novo coordenador do Renasem na Diocese de Bonfim.
Seja bem Vindo meu irmão! Que juntos, estejamos sensíveis à voz do Eterno!

Novos Diáconos para as Dioceses da Bahia

Membros do Renasem realizam o tão esperado sonho da consagração. Nós, Ministério Renasem, nos alegramos em termos contribuído para a resposta vocacional de cada um. Queremos neste momento importante estarmos unidos na oração e na missão que a Igreja os confia. Coragem! Desejamos Deus como unico critério neste novo caminho.


ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR
Diác. Paulo / Diác. Franklin / Diác. Elton






ARQUIDIOCESES DE FEIRA DE SANTANA
Diác. Luciano / Diác. Cristiano




DIOCESE DE BONFIM
Diác. Alan / Diác. Diêgo





DIOCESE DE SERRINHA
Diác. Rutenberg

XIII Congresso da RCC BA




Esperamos por você!!!

O Nosso Tesouro



Por Fernando Pereira
Coord. Estadual- Renasem BA


O que ou quem é o nosso tesouro? Esta é uma pergunta que abarca a existência. Na vida sempre nos deparamos com as nossas pérolas, pessoas e realidades que aos nossos olhos têm uma luz incomum, não encontrada em qualquer baú. É inato no ser humano dar significado à sua vida através daquelas realidades que lhe são caras e raras. Assim, olhar a Palavra de Deus é sempre se encontrar nas entre linhas de sua mensagem e perceber a pessoa de Cristo como o maior Tesouro, a fonte da beleza de todos os outros que guardamos no baú do coração.
Uma expressão do Evangelho talvez inquiete o coração: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo”. Diz-nos a Palavra que o homem ao encontrar o campo, vende seus bens e o faz com alegria. Em que consiste “esses bens”? Para o possuidor, de fato, essas realidades ocupam, na sua vida, um lugar de excelência, talvez sejam aquelas caras pérolas, que o mesmo as vende, logo, o mesmo coração alegre é também ferido, sabemos que a renúncia é sempre vinculada ao que nos é precioso, abrir mão não é uma tarefa fácil.
Dentre esses bens, há aqueles que não se exigem o sacrifício do abandono, mas o da mencionada renúncia, porém a mesma vem acompanhada com o gesto da oferta. Acredito que renunciamos a tudo pelo nosso maior Tesouro, Cristo, a razão de nossa vida, porém no meio desse “tudo” há realidades que não abrimos mão, mas que renunciamos e ofertamos ao Tesouro maior. Oferta-se para encontrar em Cristo o verdadeiro significado e lugar que as mesmas devem ocupar na nossa vida, pois a centralidade deve ser da riqueza encontrada no meio do campo.
O homem não compra apenas o tesouro, ele compra o campo. Ele abraça o espaço onde está localizado o seu Bem maior, a pessoa de Jesus, que é o Reino na sua plenitude, a qual é encontrada no concreto da vida. Cristo se mostra na nossa linguagem e se utiliza das nossas riquezas para se deixar encontrar, me refiro a pessoas, a experiências corriqueiras, em síntese, aos bens que ofertamos. Compramos o campo, o campo são os nossos tesouros, os meios pelos quais Cristo se revela; esses mesmos tesouros que renunciamos, mas que não sacrificamos, é no meio deles que encontramos o que a eles é superior, o Tesouro maior, encontramos o reino, encontramos Jesus.
O amor de Deus, como nos diz São Paulo, é semelhante a um amor ciumento. É um amor que não admite um coração dividido, requer um coração que guarde a sua maior riqueza e nela abrace as demais realidades da sua vida, sendo que todas essas terão seu valor e importância por causa do essencial. Na nossa vocação é esse o exercício, amar tudo em Deus, pois quanto mais valioso é aquilo que deixamos, tanto mais valioso se tornará a nossa vocação para nós. Cristo é a nossa vocação, é o nosso tesouro, é o nosso critério... “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.