MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

domingo, maio 06, 2007

Ministério Renasem Bahia - Chegamos para incendiar!




O Dia do Trabalho (01/05), para alguns seminaristas e padres do Ministério Renasem Bahia, foi marcado por muita descontração, alegria e divertimento. Todos passaram o dia em Guarajuba-BA, região de praia, próxima a Salvador. O dia de lazer e confraternização foi uma iniciativa do Grupo de Oração do Seminário de Salvador e apenas os seminaristas e alguns padres compareceram ao encontro, pois os outros das demais dioceses estavam em atividades em seus respectivos seminários.
O dia foi acompanhado de muita animação, comidas e banho de piscina. Tivemos a presença de Pe. Valter Ruy, Pe. Rutinaldo e Pe. Zeca (Salvador), que muito contribuiram para a realização do encontro.
Iniciamos com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Rutinaldo e concelebrada pelo Pe. Valter Ruy. Foram momentos em que colocamos nossa vida e ministério aos pés de Jesus e pedimos o auxílio do Espírito Santo em nossas vidas e em nossos seminários.
Jesus é a nossa fortaleza e é Ele quem nos faz caminhar em direção ao Pai; por isso, temos sentido em nossos corações cada vez mais o desejo sincero de caminhar ao lado Dele e prosseguirmos a caminhada vocacional à qual Deus nos chama.
Faltou Você, caro irmão e amigo!

RENASEM NACIONAL 2008 - CANÇÃO NOVA

Tudo pronto e confirmado para o grande retiro do Ministério Renasem 2008. Você é mais que especial e torcemos por você. Valeu!

V Conferência do CELAM


Rumo à 5ª Conferência Geral
do Episcopado Latino Americano

O Conselho do Episcopado Latino Americano (CELAM) já iniciou a preparação da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano.

A primeira Conferência foi realizada em 1955, no Rio de Janeiro, quando o CELAM foi fundado; a segunda aconteceu em 1968, em Medellín (Colômbia), e a terceira, em Puebla (México), em 1979. A quarta Conferência foi a de Santo Domingo, em 1992, na ocasião do 5º Centenário do início da evangelização da América. Cada uma dessas Conferências marcou um período da evangelização no passado recente da América Latina.

Em junho de 2004, o Papa João Paulo II autorizou o Presidente do CELAM, o Cardeal chileno Francisco Javier Errazuriz Ossa, a iniciar os preparativos da 5ª Conferencia; desde então, várias reuniões, em diversos níveis, já foram realizadas. Em outubro de 2004 foram realizados quatro encontros continentais de representantes das Conferências Episcopais das diferentes áreas da América Latina: Cone Sul, Países bolivarianos, Caribe e América Central, com o México.

Nessas reuniões, foi feita a reflexão sobre os elementos essenciais de um possível texto preparatório: os desafios atuais da evangelização na América Latina e Caribe; os principais núcleos temáticos que deverão orientar as reflexões. Esse primeiro esboço foi encaminhado, oportunamente, a todos os episcopados da América Latina e do Caribe para a sua apreciação e enriquecimento.

O tema central contemplou o discipulado e o seguimento de Jesus na Igreja Católica, que se confronta novamente com sua missão evangelizadora na América Latina e no Caribe. Os núcleos temáticos tendem a reunir as reflexões em torno da identidade do cristão Católico e da perene atualidade do anúncio da Boa Nova para os povos e culturas desta parte do mundo; da pertença eclesial e da proposta antropológica cristã diante dos novos desafios. A urgência de uma nova postura missionária dos católicos latino americanos e caribenhos é preocupação central neste início da 5 ª Conferência.

Foi redigido o “Documento de participação” pela equipe de redação do CELAM. O texto foi entregue às Conferências Episcopais para mais um turno de contribuições.

Como se pode notar, pretende-se conseguir um envolvimento amplo das bases eclesiais da Igreja Católica na América Latina e no Caribe, para que o tratamento da temática e o texto preparatório possam corresponder, da melhor forma possível, à realidade do Continente. Semelhante metodologia foi empregada, com bom êxito, na preparação da Conferencia de Puebla.

Notícias da CNBB


Dom Walmor é reeleito para a Doutrina da Fé
Domingo: 06 de maio de 2007
CNBB

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi reeleito para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé. Ele obteve 153 votos de 270 bispos que votaram. A votação foi feita na tarde de sexta-feira, 4, e o resultado foi proclamado na abertura dos trabalhos deste domingo, sexto dia da 45a Assembléia da CNBB.

A Comissão para a Doutrina da Fé tem, entre outras funções, a tarefa de promover a fidelidade à doutrina da Igreja e sua integridade na sua transmissão; favorecer a inteligência da fé e velar pela identidade cristã de seu testemunho; assistir a CNBB no exercício de seu magistério doutrinal; emitir parecer, do ponto de vista doutrinal, sobe publicações que exigem esclarecimento sobre sua concordância com a fé.

Ainda nesta manhã deverá ser eleito o presidente para a Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-catequética. A votação ocorreu no início da primeira sessão de trabalhos da Assembléia deste domingo.

Para as dez Comissões, são eleitos presidentes os que obtiverem a maioria absoluta dos votos. Até agora, quatro Comissões já conhecem seus eleitos: Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Dom Esmeraldo Barreto de Farias – bispo de Santarém - PA); para o Laicato (Dom José Luiz Bertanha – bispo de Registro – SP); Animação Missionária (Dom Sérgio Castriani – bispo de Tefé – AM) e Doutrina da Fé (Dom Walmor Oliveira de Azevedo – arcebispo de Belo Horizonte – MG).

Série sobre os Dons do Espírito Santo de Deus

Esclarecendo alguns pontos sobre a RCC

Repouso no Espírito Santo

O Documento 53, no número 65, aborda o tema e diz a respeito: "Em Assembléia, grupos de oração, retiros e outros reuniões evite-se a prática do assim chamado 'repouso no Espírito'. Essa prática exige maior aprofundamento, estudo e discernimento".

a) O Cardeal Suenens, que escreveu muito sobre a RCC e a apoiou, foi muito cauteloso em relação à prática do repouso no Espírito, recomendando reserva.

b) Pe. Robert De Grandis foi quem muito a divulgou aqui pelo Brasil e tem um livro sobre o assunto.

c) Pe. Antonello, da Arquidiocese de S. Paulo, pratica-o com bastante freqüência e também escreveu sobre o assunto.

d) Não há fundamentação bíblica consistente sobre ele, embora sua prática remonte aos grupos qualificados de entusiastas, especialmente nos grupos de reavivamento nos Estados Unidos entre os séculos XVII e XIX.

e) "O Espírito Santo, ao confiar à Igreja-Comunhão os diversos ministérios, enriquece-a com outros dons especiais, chamados carismas. Podem assumir as mais variadas formas, tanto como expressão da liberdade absoluta do Espírito que os distribui, como em resposta às múltiplas exigências da história da Igreja" . Em muitas ocasiões – especialmente quando praticado em atendimentos pessoais, em clima de oração –, de modo especial em atendimentos de oração por cura interior, essas manifestações se revelam perceptivelmente legítimas, sem componentes de perfil patológico, gerando em quem a experimenta profunda paz e bem estar, com conseqüente reavivamento ou novo compromisso, com os compromissos relativos à fé. Pe. Isaac Isaias Valle, por exemplo, de Porto Feliz, na Arquidiocese de Sorocaba, sacerdote muito estudioso e preparado doutrinariamente, atende as pessoas utilizando-se dessa prática.

f) Em muitas ocasiões – especialmente em grandes encontros – há um visível descontrole emocional da parte de muitos nos quais se manifesta tal fenômeno, chegando-se mesmo a identificáveis casos de histeria, seja por desequilíbrio de cunho psicológico. Como diz João Paulo II, "na verdade, a ação do Espírito Santo, que sopra onde quer, nem sempre é fácil de se descobrir e de se aceitar. Sabemos que Deus atua em todos os fiéis cristãos e estamos conscientes dos benefícios que provém dos carismas, tanto para os indivíduos como para toda a comunidade cristã. Todavia, também temos consciência da força do pecado e as confusões na vida dos fiéis e da comunidade."

g) Assim, não é oportuno incentivar tal prática. Mas há vezes em que, sem que ninguém estimule, ocorre tal manifestação. Então, surge a oportunidade para cumprir o que determina o Documento 53, buscando aprofundar o entendimento sobre a matéria, pela observação com um estudo do caso, até perguntando à pessoa como é que ela está se sentindo, se aquilo lhe gerou paz, se o seu é um histórico sem comprometimentos outros, etc, para chegar a um discernimento sobre as características que possam nos ajudar a identificar a legitimidade do repouso.

Seminaristas da Bahia se preparam para o Renasem Regional Nordeste


Nós, seminaristas, do Nordeste, em especial, da Bahia, já estamos nos preparando para participarmos do retiro - Renasem - que desta vez será na Casa do Shalon, em Fortaleza. Locamos um ônibus que sairá, por volta do início de julho de 2007, e nós esperamos com muita alegria e presença, você que é seminarista ou padre e que comungam da Espiritualidade da RCC.

Tudo já está pronto, será um grande retiro e Deus agirá em nós pelo Espirito Santo de Deus. Alie-se a nós e que possamos, como irmãos vivermos na unidade e na fidelidade a Deus e a Igreja.

O Brasil ganha novo Presidente da CNBB


Dom Geraldo Lyrio Rocha

O recém-nomeado bispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi eleito, com 92% dos votos, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em substituição a Dom Geraldo Majella Agnelo. Considerado moderado e homem de diálogo, Dom Geraldo Lyrio disse que a CNBB, sob seu comando, terá uma relação cordial com o governo e irá criticar tudo o que não seguir valores evangélicos. Também foi eleito ontem o vice-presidente da entidade, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus. D. Geraldo Lyrio informou que pedirá ao papa Bento XVI autorização para iniciar processo de beatificação do bispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida, falecido recentemente.

“Tenho disposição para conversar com todo mundo, estou pronto a acolher e sou livre para dizer quando não estou de acordo”, afirmou. Ele tem 65 anos, é mestre em Filosofia pela Pontíficia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, especialista em Liturgia pelo Pontifício Ateneo Anselmo, em Roma. Foi bispo auxiliar de Vitória do Espírito Santo, arcebispo de Vitória da Conquista (Bahia) e nomeado no início de abril bispo de Mariana.

O novo presidente da CNBB é um bispo aliado com o Vaticano. A eleição de Dom Geraldo Lyrio ocorreu durante a 45a. Assembléia Geral da CNBB, em Indaiatuba, e pela primeira vez na história da entidade a votação foi com urna eletrônica. Ele obteve 255 dos 276 votos do plenário. Além do eleito, também eram cotados para o posto o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, de 57 anos, atual secretário-geral da CNBB, e o do arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno, de 69 anos.

O novo presidente da CNBB, que tomará posse no dia 9, definiu-se como um homem aberto ao diálogo. Dom Geraldo Lyrio promete manter “a legítima autonomia da Igreja, para que ela possa exercer com liberdade a sua missão e não omitir compromissos”. A fome é, em sua avaliação, o maior desafio que os bispos enfrentam em sua ação pastoral. “A fome e a miséria que eu vejo no interior da Bahia, e que estão presentes em outras regiões, me cortam o coração, porque não se pode entender que haja tanta pobreza num país tão rico”, disse.
Mais informações, visite o site da Cnbb: http://www.cnbb.org.br/